Importância do Polo Cervejeiro foi discutido em reunião de comissão

Importância do Polo Cervejeiro foi discutido em reunião de comissão

Com representantes de cervejarias artesanal de Ribeirão Preto, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo, realizou reunião durante a tarde desta quarta-feira, 08 de junho, conduzida pelo vereador e presidente da comissão, Marcos Papa (Podemos).

A Mesa foi composta por André Dias, representando o Instituto Federal – Sertãozinho, Jean Rodrigues, responsável pelo Arranjo Produtivo Local (APL) cervejeiro, Augusto Balieiro, Cervejaria Walfanger e Tio Limongi, Cervejaria SP 330.

A história da cerveja em Ribeirão Preto foi apresentada por Balieiro, que destacou que desde 1890 a história da cidade envolve cervejarias importantes, passando pela Antarctica, Cervejaria Paulista, até a primeira artesanal produzida no município, a Colorado. Hoje Ribeirão conta com 11 cervejarias artesanais. E explicou que em 2018 foi concedido o primeiro APL Cervejeiro para Ribeirão Preto em 2018. Os eventos, inclusive o último realizado no Teatro de Arena, Polo Fest 2022, idealizado pelo Polo Cervejeiro e ACIRP, arrecadou quatro toneladas de alimentos e cerca de 1.000 peças de roupas e cobertores que foram destinados ao Banco de Alimentos e no Fundo Social de Solidariedade.

Os eventos futuros foram divulgados por Tio Limongi, que citou o South Beer Cup, e o concurso Paulista de Cerveja, cuja intenção é fortalecer a cerveja da região e estado. Também citou outros eventos que serão realizados ainda este ano.

O Instituto Federal foi um dos grandes aliados na obtenção do APL Cervejeiro. Segundo Jean, o APL é designado para regiões que tenham certa vocação econômica, desenvolvendo uma cadeia produtiva. E Ribeirão foi avaliado por manter laços de governança, ou seja, uma união entre Instituto Federal, ACIRP, Supera Parque e Sebrae, com um setor bem representado reunindo fornecedores e mão de obra, além do histórico secular do município com a cerveja.

Foi destinado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo vem realizando editais de política de fomento, e Ribeirão teve aprovado durante a Agrishow de 2022 o projeto Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira. Trata-se um projeto de incentivo com um custo aproximado de R$1.150.000,00, destes R$ 650.000,00 destinados à infraestrutura e mão de obra do Instituto Federal, e R$ 500.000,00 em investimento e aquisição de equipamentos, melhorias nas instalações para desenvolver pesquisas e formar alunos. O projeto envolveu além do Instituto, o Polo Cervejeiro, ACIRP, Sebrae e Supera Parque.

Com a informação que Ribeirão Preto foi a primeira a produzir uma cerveja Ipa, mostraram a importância das pesquisas que vem sendo desenvolvidas nesse campo. Hoje existe um estudo de fabricação de cerveja com polifenois, que são compostos bioativos encontrados em diversas plantas, presentes no vinho, que possuem propriedades anticancerígena, anti-inflamatórias e antioxidante.

A reunião contou com a presença do vereador e membro da comissão, Mauricio Gasparini (União), representantes da ACIRP, e do suplente do vereador André Rodini (Novo), Emilio Cury.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)